SOBRE A COMPETIÇÃO

A prova será realizada na conhecida raia da cidade do Rio de Janeiro, e não basta estar apenas preparado fisicamente, o atleta deve estar também preparado psicologicamente. O percurso tem aproximadamente 33 Km com largada entre a Pedra do Leme e chegada na Pedra do Pontal, e esta prova exigem habilidade suficiente para enfrentar ventos de diferentes direções, correntes de diferentes direções, chuva, sol, calor ou frio. Esta prova é sem troca ou sem revezamento, seja nas categorias individuais ou coletivas.

O regulamento deve ser conhecido em todos os seus detalhes antes de efetivar a inscrição, já que não haverá devolução do valor pago por simples desistência. Tenham especial atenção ao item EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS e demais regras de segurança.

A equipe ou competidor que estiver inscrita, mas que no momento da largada apresentar qualquer desacordo ou a falta de algum equipamento obrigatório, será IMPEDIDA de largar, e caso o faça as autoridades navais presentes serão imediatamente reportadas e o atleta proibido de participar de edições futuras.

Qualquer violação das regras de regata pode resultar na desqualificação ou penalidade com o acréscimo de tempo.

SOBRE A ESTRUTURA DE PRAIA

Leme ao Pontal é uma prova que não promete estrutura de areia. Todos os anos a organização tenta legalizar uma pequena área com tendas para os atletas, mas o principal gargalo tem sido a grande ocupação da faixa de areia nos finais de semana, o que dificulta e as vezes impede tal construção.

CONCEITOS

Para efeito do presente regulamento ficam definidos os seguintes conceitos:

ORGANIZADOR – Titular responsável pela idealização, organização e realização da prova, cabendo-lhe a decisão superior em nível administrativo.

DIRETOR DE PROVA – Responsável pela coordenação e realização, harmonizando os entendimentos entre atletas, fiscais e organizador. Durante a realização é dele a última palavra no julgamento e na aplicação das penalidades.

FISCAL OU JUIZ – Responsável pela verificação do cumprimento do presente regulamento pelos atletas, cabendo-lhe ainda zelar pela ética esportiva e fair play entre os competidores. Os Fiscais devem registrar a passagem dos atletas ou equipes pelas boias, áreas de transição e chegada. Também são responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade dentro de uma equipe como a falta de um integrante e falta de algum equipamento obrigatório. Em qualquer dos casos, o fiscal anotará o ocorrido e a penalidade cabível será aplicada e comunicada ao atleta, ou capitão da equipe no final da prova, ou o mais breve possível após possível avaliação e discussão.

COMPETIDOR – Pessoa com aptidão física suficiente para participar das competições, que esteja devidamente inscrita nas mesmas, mediante o aceite do presente regulamento e a complementação do processo de inscrição (preenchimento de ficha e pagamento da inscrição).

IMPRENSA – Pessoas autorizadas a registrar imagens (foto e/ou vídeo) da prova e entrevistar as pessoas envolvidas. Deverão seguir a orientação da organização no que se refere aos locais de acesso permitido. Todos os integrantes da imprensa deverão se cadastrar previamente (até 24 horas antes do evento) e permanecer uniformizados com a camiseta oficial, para facilitar a identificação da organização. Os jornalistas deverão usar identificação fornecida pela organização e serão proibidos de auxiliar os competidores. A ajuda ilegal acarretará a penalização da equipe e multa aos infratores.

DIREITOS DAS EQUIPES OU COMPETIDORES

  • Participar da prova quando devidamente inscrito.
  • Receber o kit de competidor fornecido pela organização e prometido no site.
  • Apresentar, dentro do prazo estipulado, queixa contra outros competidores ou equipes que lhe prejudicarem através da violação ao presente regulamento, ou por conduta antiesportiva, desde que acompanhado de provas contundentes ou físicas.
  • Receber da organização, de forma clara e adequada, as informações técnicas sobre a prova.

DEVERES DAS EQUIPES OU COMPETIDORES

  • Realizar o processo de inscrição na íntegra, sem omissão de dados para a organização, que se reservará o direito de recusar qualquer inscrição que venha comprometer a integridade e segurança do evento.
  • Ler de fato o regulamento antes da inscrição, sendo que nenhum atleta de qualquer equipe poderá justificar o que quer que seja, alegando não ter lido o regulamento.
  • Manter conduta esportiva e ética perante outros competidores, organização, direção, fiscalização e suporte da prova, sob pena de suspenção da equipe deste campeonato.
  • Comunicar imediatamente a organização caso não tenha realizado o percurso da sua prova de maneira integral e dentro das regras
  • Devolver o chip (quando houver) na chegada. Caso não o faça, o valor da peça será cobrado e deverá ser pago, podendo comprometer a sua participação em outras etapas.
  • Minimizar ao máximo o impacto provocado pela estrutura do evento, respeitando as leis locais, orientação da Polícia Militar, Polícia de Trânsito e Staffs da prova.
  • O atleta jamais poderá justificar qualquer pleito, dizendo não ter conhecimento das regras. É obrigação do atleta ler e ter conhecimento do regulamento e isso é exigido no ato da inscrição.

INSCRIÇÕES OU TAXA DE KIT

Período de inscrição. As inscrições terão datas de abertura e de fechamento, e os valores que podem variar devem sempre ser consultados no site durante seu processo. Durante a inscrição o atleta / equipe que concordar com os termos de aceitação e uso, concordarão que estão aptos fisicamente para participar das provas.

Para realizar a inscrição da equipe, um atleta responsável, deve entrar no site de inscrição e preencher com cuidado todos os dados lá solicitados e qualquer erro nas informações divulgadas vem deste preenchimento, sendo este o único responsável pelo erro, no caso de prova individual, o próprio atleta deve entrar e preencher todas as informações com os seus dados pessoais.

Cancelamento de inscrição. Os inscritos podem solicitar o cancelamento das inscrições desde que respeitem o período de 7 (sete) dias após a realização dela, ou em caso de saúde (com comprovação médica) com pelo menos 30 dias de antecedência do dia do início do evento. O valor será reembolsado em até 30 dias após solicitação e envio de dados bancários para estorno.

Valores e lotes de inscrição no site. Estes valores não são fixos e só serão conhecidos nas informações descritas no site. O valor de inscrição será sempre somado a taxa de administração.

Desconto para idosos: O evento concede o desconto de 50% sobre o valor de inscrição individual. Este desconto destina-se a pessoas com 60 anos completos ou mais. O desconto será concedido automaticamente no sistema, pois ele reconhece a data de nascimento no ato do preenchimento. O desconto não se aplica automaticamente nas categorias V6 ou OC6.

KIT DA EQUIPE OU ATLETA

Sempre estará descrito no site.

RETIRADA DO KIT E CONFIRMAÇÃO DO ATLETA

Documentos obrigatórios. O responsável além de ter que apresentar documento original com foto, deve também entregar o termo de responsabilidade original, preenchido e assinado, o termo deve ser um por atleta e nas canoas coletivas V6 ou OC6 serão seis termos originais, devidamente preenchidos e assinados. A não entrega desta documentação impede a entrega do kit e numeral de competição. Clique aqui e imprima 6 copias  Atletas de categorias individuais apenas uma cópia.

Atletas menores de 18 anos não poderão participar, nem com uma autorização dos pais ou responsável legal.

Retirada do Kit por terceiros. Qualquer pessoa poderá retirar o kit de outro, desde que tenha consigo uma procuração para tal (ficha de disponível no site), assinada, com cópia de um documento com foto e comprovante de pagamento do atleta.

Limite para a retirada do Kit. Existem horários para a retirada do kit que devem ser respeitados (vide cronograma). O não cumprimento destes, fará com que o atleta perca o direito de recebê-lo.

O atleta que por qualquer motivo faltar ao evento, perde o direito de receber o kit pois a  Ecooutdoor, não faz entrega ou envio sob nenhuma hipótese.

 

SOBRE CATEGORIAS COLETIVAS

  • V6 ou OC6 Masculino (equipe com 6 atletas do gênero masculino, mas aceita atleta do sexo feminino)
  • V6 ou OC6 Feminino (equipe com 6 atletas do gênero feminino)
  • V6 ou OC6 Mista (equipe com 6 atletas onde 50% devem ser do sexo oposto ou mais mulheres do que homens, mas mantendo pelo menos um atleta do sexo masculino na canoa)

 

CATEGORIAS E IDADES

Para canoas V6 e OC6, teremos premiação do 1ª ao 3º colocado OC6 Open / OC6 40+ / OC6 50+ / OC6 60+ Feminino e Masculino
OC6 Mista Open / OC6 Mista 40+ / OC6 Mista 50+ / OC6 Mista 60+

Para canoas V1 e OC1, serão premiados do 1ª ao 3º lugar as categorias Geral, 40+, 50+ e 60+ Feminino e Masculino. Todas as categorias que levam em consideração a faixa etária, serão baseadas em “ANO QUE O COMPETIDOR COMPLETA A IDADE” e não na idade completa ou atual.

 

PREMIAÇÃO

A premiação será do primeiro ao terceiro colocado, com troféus ou medalhas. A categoria geral é determinada pela ordem de chegada, e não pela idade, podendo o atleta de qualquer idade subir ao pódio, sem que ele deixe de ser premiado tambem na sua faixa de idade.

 

SOBRE A LARGADA E CHEGADA

Na largada acontecerá no mar, no canto da Praia do Leme ou Pedra do Leme.  A organização estará posicionada com os barcos, já demarcando a linha imaginária da largada, onde deve acontecer o alinhamento das canoas.

O alinhamento será entre o barco e uma boia, distantes 100 metros ou mais, ou até outro barco da organização. Para evitar a desclassificação é importante estar visualmente atras da linha imaginária entre estes dois pontos. Este alinhamento será filmado e não caberá recurso ao competidor infrator.

Posicionamento na largada de atletas individuais ou equipes deve ser por ordem de chegada e para aqueles que chegarem mais tarde, estes devem buscar uma posição ainda não ocupada, mesmo que atras da linha de frente. Caso haja insistência em se posicionar forçosamente entre canoas, consequentemente causando tumulto ou colocando em risco a largada no horário certo, o causador será imediatamente advertido, haverá uma segunda advertência, mas caso ignore e insista em criar espaço entre competidores já posicionados, este receberá um cartão vermelho o que significa 15 minutos de acréscimo no seu tempo final de prova ou até a desclassificação, dependendo da atitude após a punição.

 

Serão punidos com 3 minutos de acréscimo no tempo final de prova, atletas ou equipes que após avisados insistam em se segurar no barco da organização, no cabo do barco ou boia, para se sustentar. Este contato é expressamente proibido;

 

Na chegada será computada quando a canoa passar entre a boia e a embarcação do juiz, que estarão próximos a Pedra do Pontal do lado oposto da pedra. (vide imagem no site)

 

Importante: O atleta é responsável por sua navegação, deve se aproximar da Pedra do Pontal atento, para que reconheça o local exato da chegada, e esta chegada será passando entre o barco do juiz e uma boia. Após computada a chegada a saída deve ser cautelosa pois pode ser um momento de grande atenção e necessidade de boa leitura, pois a saída sem acidentes dependerá 100% da habilidade da equipe ou atleta.

 

SOBRE CANCELAMENTO, MUDANÇA DE DIA, HORÁRIO OU PERCURSO.

Plano B Caso as condições no dia de prova impeçam de fato a saída segura das canoas no final da prova, por exemplo um mar com ondas bastante grandes e períodos entre ondas bastante próximos, a prova será cancelada no trecho Leme ao Pontal e será realizada com largada no Leme e chegada no Leme, procurando manter os 33 km, isso porque próximo ao Leme existem praias bastante abrigadas para a saída, e no Pontal não há qualquer ponto seguro para esta manobra.

 

Cancelamento A competição pode ser adiada caso as condições do mar ofereçam riscos acima do permitido, e quem avaliará e decidirá sobre isso será a direção de prova e os representantes da Capitania dos Portos local / Marinha. O atleta NÃO terá qualquer influência nesta decisão e qualquer atitude constrangedora ou ofensiva aos representantes da organização e/ou capitania, por parte do competidor/res, serão rigorosamente penalizadas pela organização.

 

Mudança de dia ou horário . Em até 3 dias antes da prova, a organização poderá anunciar:

  1. Mudança no dia da prova do sábado para o domingo
  2. Mudança da prova para o final de semana seguinte
  3. Mudança no horário da largada, caso acredite em condições mais seguras um pouco mais tarde.

 

Importante Todos os remadores devem comparecer ao briefing pré prova, ou assistir o briefing eletrônico, ao vivo, no dia e hora divulgados. Qualquer engano durante a prova, ou falta de informação por não ter participado do congresso, retira o direito qualquer recurso. O atleta ou equipe não poderão alegar desconhecimento das regras ou orientações fornecidas no congresso.

 

SOBRE EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E HIDRATAÇÃO / ALIMENTAÇÃO 

  • Levar hidratação e alimentação suficiente para a prova
  • Colete de flutuação no corpo e compatível com o peso do remador
  • 1 Apito por atleta preso no colete
  • 2 Baldes ou embalagens para esgotamento da canoa coletiva
  • 1 embalagem para esgotamento no caso da classe V1, mesmo que tenha bomba de pé.
  • 1 celular protegido e com os telefones da organização gravados (serão fornecidos no congresso)
  • Um remo extra preso na canoa

 

Atenção: Cada atleta deverá estar vestido com o colete de flutuação, proporcional ao seu peso, durante o tempo todo de prova. Qualquer fraude como a retirada do enchimento do colete, material responsável pela flutuação, a desclassificação da equipe será sumária.

 

Sugestão: Tenha uma saia para a canoa V6 e OC6, pois a organização poderá soltar uma nota de exigência de uso a qualquer momento. Isso dependerá da previsão. 

 

 

SOBRE EMBARCAÇÕES E CONTROLE DE PROVA 

Barcos da organização. O atleta deve ser autossuficiente, mas poderá contar com o auxílio dos barcos da organização que acompanharão a prova estrategicamente.

Procedimento de aproximação. A aproximação entre atleta e barco deve ser feita pelo atleta, pois a embarcação estará sempre e obrigatoriamente em ponto morto. O barco manterá a distância mínima de qualquer atleta ou cano, de 10 metros e a aproximação final desta distância deve ser feita pelo competidor. Esta regra não se aplica a barcos de salvamento da organização pois serão pilotadas por Guarda vidas profissionais.

Barco de chegada. Ancorado ao lado da boia de chegada ou ao lado da rocha no Pontal ou Leme (plano A ou plano B).

Barco de ponto de controle. Ancorado na face protegida da Ilha Alfavaca, em frente ao quebra-mar na Barra da Tijuca. A passagem é OBRIGATÓRIA, para controle ou corte de equipes. Esta passagem deve ser realizada ombro esquerdo na Ilha e ombro direito no barco.

Barco de fechamento. Barco que fará a varredura final de prova, até chegar no pontal.

Barco auxílio. Barco responsável pelo atendimento a equipes ou atletas com dificuldades. 

 

SEGURANÇA DE MAR

O sistema de segurança da prova será realizado por setores ou passagens obrigatórias. A embarcação que estiver neste ponto, faz a contagem para estar certa de que até aquele ponto todos os atletas foram vistos.

 

No quilometro 16, aproximadamente, haverá o ponto de passagem obrigatório na Ilha Alfavaca, e a não passagem entre a boia e o barco da organização implicará na desclassificação sumária.

No início da prova haverá uma embarcação madrinha, porém esta não tem a obrigação de fazer a melhor linha. É nesta embarcação que estará a equipe de cronometragem e diretor de prova.

 

EXIGÊNCIAS E REGRAS PARA EMBARCAÇÕES PRÓPRIAS

A organização autoriza a presença de embarcações próprias de acompanhamento, mas atenção para as observações abaixo.

  • Cada barco deve ser comandado por piloto habilitado e experiente na região. Cada barco deve ter além do piloto um ajudante pois em determinadas situações o piloto não pode abandonar a condução do barco.
  • A embarcação deve manter distancia minima de 30 metros. Se avistada uma distancia menor, a equipe sofrerá imediatamente uma penalização com acrescimo de 5 minutos no tempo final de prova.
  • Cada embarcação deve obrigatoriamente ter rádio de comunicação onde possa comunicar-se com outras embarcações e com a organização. O canal ideal será anunciado.
  • Cada embarcação deve ter todos os equipamentos de salvatagem exigidos pela marinha bem como a validade destes itens dentro do padrão exigido em águas brasileiras.
  • Cada embarcação deve ter um cabo de no mínimo 6 milímetros para puxar a canoa em caso de abandono de prova.
  • Embarcações que facilitarem a navegação das canoas competidoras, fabricando ondulação com o casco, serão retiradas da prova imediatamente e a equipe poderá sofrer penalização de acréscimo de 15 minutos no tempo final, e até a desclassificação.

 

DETALHES SOBRE A COMPETIÇÃO

 

Horário. Os horários serão respeitados e a organização não esperará nenhuma equipe por nenhum motivo. Prepare-se para que não tenha problemas.

Largada. Todas as equipes ou atletas inscritos deverão estar no local de largada, no Canto do Leme, no dia certo e no horário certo que é 7h30 e 7h45. As equipes devem escolher seu local de entrada no mar e seguir até a largada.

Divisão por sexo. O primeiro toque da buzina as 8h00 será para o Masculino e o segundo toque em até 2 minutos após o primeiro, será do feminino

Tempo máximo de prova após a largada será de 5 horas para finalizar o percurso, depois disso os atletas estarão desclassificados e serão retirados da água, ou deverão cumprir o percurso obrigatoriamente. É expressamente proibido por uma questão de segurança e controle, que o atleta desclassificado deixe a raia de prova, em qualquer ponto, sem que avise a organização.

Checagem de equipamentos. Haverá checagem visual de equipamentos, principalmente coletes e remo extra.

Largada. A largada será administrada por Bandeiras e/ ou buzina.

Bandeira Branca no alto = Alinhar para a largada

Bandeira Preta junto com a branca = Alinhar para a largada e canoa fora do alinhamento (desclassificação)

Bandeira Vermelha = Largada a qualquer momento (com a preta também hasteada, equipe ou atleta fora do alinhamento)

Bandeira Verde = Largada autorizada (com a bandeira preta hasteada, equipe ou atleta desclassificado)

Por haver previsão de um número bastante grande de canoas, a largada com bandeira coloca em risco a boa visualização de alguma equipe, por isso a buzina poderá tambem ser usada junto com a bandeira verde.

 

DURANTE A PROVA

 

Informar a organização. Equipes ou atletas que por qualquer motivo desistirem da prova e deixarem o mar em algum ponto, devem informar a organização IMEDIATAMENTE, insistindo até que a informação chegue até ela. A não comunicação da desistência, poderá causar um grande transtorno para a organização, pois esta ficará procurando a equipe.

Qualquer gasto que a organização tiver na ativação de helicópteros, barcos e equipes de busca, além da Capitania dos Portos e Bombeiros, será cobrado do atleta que corre o risco de ser responsabilizado juridicamente pela atitude irresponsável.

 

 

 

 

 

DESISTENCIA E DESCLASSIFICAÇÃO

  • O time ou atleta que desistir da prova, em qualquer ponto dela, estará automaticamente desclassificado.
  • O time ou atleta que fizer a inscrição em um tipo de casco e competir com outro, será desclassificado.

ATENDIMENTO MÉDICO

A Organização da prova colocará serviços de primeiros socorros. Este serviço será prestado por equipe médica socorrista e equipe de resgate por terra e água. A equipe médica socorrista estará disponível em locais pré-determinados pela Organização da prova, atendendo a acidentes leves, ou seja, aqueles em que não seja necessário o atendimento e/ou internação hospitalar.

Nota: Todos os participantes devem conhecer os procedimentos de emergência e primeiros socorros ao se depararem com animais perigosos ou desconhecidos. Em caso de ataques, mordidas ou picadas de animais peçonhentos, acidentes e situações de risco de vida, os competidores envolvidos serão obrigados a seguirem as regras de segurança, acionar o resgate e procurar socorro.

ATENÇÃO. Este regulamento está sob revisão e qualquer mudança nele será avisada aos inscritos, que podem discordar, desistir e rever imediatamente todo o valor pago.

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